quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Alguns Livros já editados


Controlo: uma função directiva
Tal como na vida quotidiana, o controlo como guia para se alcançar os objectivos deve ser levado em consideração no âmbito empresarial, destacando-se o que é necessário fazer para alcançar o objectivo proposto.
Para que tal se generalize e se estableça, é necessário que todos os que têm capacidade de decidir e dirigir pessoas partilhem esta acepção de controlo e tenham uma visão global do negócio e da empresa.
Com este livro pretende-se alcançar dois objectivos: entender o controlo e saber desenvolver uma visão directiva com âmbito global. São utilizados termos simples e práticos, não por isso isentos de base académica, de planeamento e de controlo empresarial.


Eu não vendi. Não o façam vocês
“O livro Eu não vendi. Não o façam vocês. Empresa familiar e sucessão está muito bem organizado, é claro e fácil de ler e será sem dúvida útil para gestores de empresas familiares e para os representantes da família responsáveis por escolher executivos e fazer o desafio à gestão” Belmiro de Azevedo
A empresa familiar nasce do esforço pessoal do seu fundador. É o empreendedor quem, vencendo as enormes dificuldades que implica seguir em frente com um projecto empresarial, arriscando em muitas ocasiões o património pessoal – seu e da família –, consegue tornar o sonho em realidade, concretizar uma visão. Da mesma forma que, quando ajudamos os nossos filhos a crescer, fazemo-lo tentando transmitir valores, formas de se comportar, de pensar, de sentir, o empreendedor proporciona à sua empresa uma vivência, um carácter pessoal, um reflexo da sua maneira de ser. Mas os filhos crescem e a empresa também. Torna-se grande, forte… e independente. Cria os seus próprios órgãos de direcção, toma as suas decisões, o espírito do empreendedor permanece, mas talvez já não prevaleça.
Na empresa familiar, a família pode significar o elo de ligação com o espírito original. Mais, tem obrigatoriamente de sê-lo. O processo de sucessão tem de garantir a continuidade do carácter do empreendedor, o que apenas será possível se a família funcionar como garante do mesmo. Então, será necessário articular as pautas e órgãos de gestão que permitam à família actuar de forma unida e dedicada, defendendo sempre os interesses da empresa. Assim, estará também a defender os seus próprios interesses.


Marketing na Internet e nos meios digitais interactivos
A Internet converteu-se em todo o mundo num fenómeno social desde meados dos anos 90, começando um crescimento exponencial que permitiu alcançar 1100 milhões de utilizadores ligados em 2006. Nesta nova etapa económica dominada pela Internet, os mercados adquirem uma dimensão global, e as organizações têm de trabalhar em tempo real, ultrapassando as barreiras geográficas e temporais. Intensificou-se a concorrência em todos os sectores produtivos, e estão a aparecer empresas virtuais que lançam produtos e serviços inovadores que colocam em perigo os modelos de negócio tradicionais. Este livro apresenta uma visão da Internet como um novo canal de comunicação para a empresa. Nos diferentes capítulos estudam-se as possibilidades que a Internet oferece enquanto ferramenta de marketing, como novo canal de comunicação com os clientes, em que a interacção permite desenvolver novas estratégias e oferecer serviços totalmente personalizados. A obra aborda os seguintes temas: Características da Internet como novo meio de comunicação; Impacto da Internet no marketing-mix; Definição de uma estratégia corporativa na Internet; Websites corporativos; A importância dos nomes de domínio; Os catálogos electrónicos de produtos; Promoção off-line do website; Promoção on-line; Publicidade na Internet; Utilização do correio electrónico; Controlo dos resultados; Programas de fidelização de clientes na Internet; Relações públicas na Internet; Identificação dos visitantes; Marketing one-to-one. Álvaro Gómez Vieites: Engenheiro Técnico de Telecomunicações pela Universidade de Vigo. Especializado em Telemática e Comunicações. Número um no seu curso e Prémio Extraordinário Fim de Carreira. Consultor de empresas, com uma ampla experiência na organização de seminários para directores na área da Internet e sobre o impacto das tecnologias da informação na empresa. Manuel Veloso Espiñeira: Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade de Vigo. Especializado em Economia Pública e Economia Industrial. Consultor de empresas, com uma ampla experiência na organização de actividades formativas e participação na área da Internet e sobre o impacto das tecnologias de informação na empresa.


Empresas Valiosas
O Capital Intelectual existiu sempre nas empresas, mas só agora se vê a sua importância enquanto criador de valor, visto que através dele é possível alcançar vantagens competitivas. Os activos físicos e financeiros não têm capacidade de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo; sem dúvida, são outros activos, de carácter intangível, que trazem verdadeiro valor. Quando falamos de activos intangíveis, referimo-nos a uma série de recursos num sentido amplo, e não na sua interpretação clássica, que apenas inclui recursos tangíveis - que são propriedade da organização, mas que não surgem reflectidos na contabilidade da mesma. Nesta categoria enquadram-se, por exemplo, a capacidade de trabalhar em grupo, isto é, os processos ou rotinas organizativas.

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